sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Passeio de Trem em Piratuba - 2011

Este vídeo de 2 minutos é só um compacto do passeio.
O vídeo completo estará disponível em alguns dias.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

PPA prevê grandes projetos de infraestrutura

21/09 - O Plano Plurianual 2012/15, recém-enviado ao Congresso, contém uma nova leva de grandes obras de infraestrutura e a estreia do novo regime de partilha em duas rodadas de licitação do pré-sal. No petróleo, estão programados ainda sete leilões em bacias maduras e campos marginais. O governo também planeja conceder 2.234 km de rodovias à iniciativa privada e expandir em 4.546 km a malha ferroviária. A capacidade dos aeroportos deverá ser duplicada, tanto para passageiros quanto para cargas.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Ponte São João e Viaduto Carvalho - Serra do Mar do PR - Passeio de trem em 17-9-2011

20/09 - Mais um passeio nessa belíssima e histórica ferrovia, com a neblina típica da manhã. Empresa Serra Verde Express. Passeio dos membros do Clube Amantes da Ferrovia dia 17-9-2011.


Fonte: Amantes da Ferrovia

Filme Memorável Trem de Ferro concorre a prêmio em festival de cinema de Piratuba/SC

20/09 - Comprovando a natureza ruralista e o olhar aventureiro despertado para a saga de colonização regional, Memorável Trem de Ferro tem projeção garantida no III Festival Nacional de Cinema Rural de Piratuba – SC. A obra que compete na categoria Documentário, concorreu com pelo menos outras 60 produções nacionais para chegar a etapa final da mostra competitiva.


Modelo de concessão inibe investimentos em ferrovias

20/09 - O transporte de cargas via trens no Brasil pode estar estagnado. Embora se fale muito sobre um suposto aumento deste modal no País, pesquisa divulgada pelo Ilos (Instituto de Logística e Supply Chain) aponta que em 2010 19,49% de todas as cargas eram transportadas no Brasil via trens, contra 19,90% em 2008.

De acordo com a pesquisa, outros modais também apresentaram quedas leves como esta: o aquaviário (11,39% em 2010 contra 11,59% em 2008) e o dutoviário (3,42% em 2010 contra 3,52% em 2008). O modal aéreo teve levíssimo aumento de sua fatia no bolo (0,05% em 2010 contra 0,04% em 2008). O rodoviário foi o que mais cresceu no período: 65,64% de todas as cargas transportadas no Brasil em 2010 o eram em estradas, contra 64,94% em 2008.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Passeio de Confraternização | Trem da Serra do Mar Paranaense com Amantes da Ferrovia

19/09 - No último sábado, 17, aconteceu a bordo do Trem da Serra do Mar Paranaense o primeiro passeio de confraternização dos associados do Clube Amantes da Ferrovia.

Infraestrutura avança na indústria

19/09 - Nos próximos três anos, a indústria eólica vai fabricar cerca de 4 mil aerogeradores e 4 mil torres; nos estaleiros, 278 embarcações já estão em construção e outras 65 ainda serão contratadas; no setor ferroviário, até o fim da década, a produção deverá atingir 40 mil vagões e 2.100 locomotivas. Ao contrário da indústria tradicional, esses fabricantes não têm do que reclamar: estão com a carteira cheia de pedidos e faturando como nunca.

FCA abre inscrições para maquinistas

19/09 - A Ferrovia Centro Atlântica (FCA) abriu inscrições para aprendizes de maquinistas. São 220 vagas para Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás. Além de salário, os aprendizes terão benefícios como cartões alimentação e refeição, vale transporte, assistência médica e odontológica, previdência privada, seguro de vida e participação nos resultados da empresa.

Para Ribeirão Preto, a FCA prevê 20 vagas. O programa tem seis meses de formação, sendo dois deles de formação teórica em instituição parceira da empresa e o restante de treinamento prático na área de atuação.

Os interessados devem ter entre 18 e 28 anos, ensino médio completo e interesse em desenvolver carreira na área de operação ferroviária. O salário inicial é de R$ 1,2 mil.

Há vagas também nas cidades mineiras de Belo Horizonte, Araguari, Uberaba, Uberlândia, Cataguases, Lavras, Prudente de Morais, Contagem, Divinópolis e Ibiá, além de Aguaí, Paulínia e Cubatão, em São Paulo, Goiandira e Pires do Rio, em Goiás, e Barra Mansa, no Rio de Janeiro.

As inscrições podem ser feitas no site da FCA - http://www.fcasa.com.br/

Fonte: Revista Ferroviária

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Graves acidentes

Infelizmente nos últimos dois dias tivemos dois graves acidentes de trem.
As primeiras hipóteses são de erro humano em ambos os casos.
No caso do trem argentino, os vídeos não deixam dúvidas de que a falta de atenção do motorista do ônibus causou a fatalidade.
Só nos resta rezar por todos que de alguma forma estão envolvidos nas tragédias.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Trem de passageiros da Vale terá vagões de luxo para a Copa

De olho na Copa de 2014, a Vale decidiu investir no trem de passageiros que faz a ligação entre Belo Horizonte e Vitória (ES). O projeto de modernização está sendo executado em segredo. O blog Tudo de Viagens teve acesso ao projeto da Vale. Uma das novidades é o fim dos vagões econômicos. A partir do ano que vem todos serão executivos, com vagões com tevês e ar condicionado.


Presidente do Simefre participa da cerimônia de abertura da 17ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

José Antônio Fernandes Martins, presidente do Simefre - Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários estará na cerimônia de abertura da 17ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que acontecerá no dia 13 às 14h00, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Caminhada pelos trilhos no Rabo do Macaco

O Rabo do Macaco é uma localidade entre Corupá e São Bento do Sul, SC e tem esse nome porque a ferrovia nesse ponto faz várias voltas para vencer a subida da serra.
Foi no Google Maps e em alguns blogs que vimos esse lugar e ficamos impressionadas com o trajeto e a possibilidade de em poucos quilômetros atravessar 3 túneis, pontes e viadutos incríveis!
No dia 20 de agosto de 2011 fomos até Rio Natal fotografar o passeio de Maria Fumaça que acontece todo mês na região. O dia estava lindo, céu azul e claro. Mas, chegamos tarde na Igreja onde ela faz a parada de almoço e manobra para retornar à Rio Negrinho. Conseguimos poucas fotos e ainda vacilamos na saída. Perdemos a chance de fazer ótimas fotos na serra onde a ferrovia cruza com a estrada e só fomos fotografá-la de novo em Rio Vermelho. Meio frustradas, voltamos para Blumenau e decidimos que no próximo sábado voltaríamos para a região e faríamos a caminhada nos trilhos, custasse o que custasse! Decisão feita, imprimimos mapas, trocamos e-mails com o epx de Joinville (http://epx.com.br/artigos/rabomacaco.php) que deu dicas certeiras e arrumamos as mochilas. Dessa vez eu levei café numa garrafa térmica, porque eu não me incomodo em não almoçar ou passar alguma privação, mas sem café, fico de muito mau humor!
Para nossa frustração, sábado amanheceu com tempo fechado e com uma chuva fina. Não importava, tínhamos capa de chuva, não íamos desistir agora! Saímos sem pressa de Blumenau, entramos no segundo trevo de Corupá e nem paramos na estação. Pegamos a direção da serra e de repente ouvimos a buzina de um cargueiro ecoando pelo vale! Opa! Num cruzamento, demos de cara com ele descendo, gigantesco. Fizemos a volta com o carro para tentar fotografá-lo, mas ele parecia estar subindo! De repente nos demos conta que o que estávamos vendo agora era outro trem, dessa vez subindo! Wow, que manhã de sorte! Se o tempo não estava ajudando, pelo menos os trens estavam aparecendo! Novo cruzamento e mais fotos e vídeos.


Continuamos subindo pela estrada até novo cruzamento e mais fotos. Fizemos isso três vezes, até um ponto onde a ferrovia é paralela a estrada e de lá para a frente não tem mais muitos pontos para fotografar. Então nos demos conta que fizemos exatamente o pequeno trajeto que faríamos dali a pouco tempo. Voltamos até o primeiro cruzamento após a igreja de Rio Natal, estava chegando a hora... Estacionamos o carro, fizemos um lanchinho reforçado (com um luxuoso café quente!) e mochila nas costas... Hora de partir.


Muito bacana esse momento de dar o primeiro passo depois de planejar e esperar tanto tempo! Moral excelente e adrenalina em alta. Será que teríamos forças? Será que não encontraríamos outros cargueiros em algum trecho perigoso, será...? Hora de deixar as preocupações de lado e aproveitar a beleza que pouco a pouco foi se abrindo diante de nós!
Máquina em punho e mesmo nas fotos era possível ver a névoa que começava a cobrir a serra lentamente... Os primeiros metros foram tranqüilos, fomos conversando e brincando, algumas pontes pequenas e infelizmente muito lixo, mesmo ali, cada vez mais distante da estrada...


Bem, como esse é um trajeto bem conhecido, muitas outras pessoas andam por ali e infelizmente sem nenhum respeito pela natureza. Garrafas pet, embalagens de óleo de motores, sacolas, muito lixo! Que pena!
O leito da ferrovia parece estar sendo bem mantido, vimos dormentes, equipamentos e sinalização novos em boa parte do trajeto.
Vimos também muitas estradinhas e trilhas que chegam até os trilhos e até algumas casas mais retiradas. Finalmente estávamos desbravando a ferrovia!
As placas indicavam: TÚNEL! Legal, ali estava o túnel número 2!


Claro, tiramos muitas fotos e na saída... a ponte! Encaramos ela sem muito medo, não era muito grande. Mais fotos adiante numa pequena cascata que se formou talvez pelo grande volume de chuva dos últimos dias.
E sem que percebêssemos, chegamos ao segundo cruzamento com a estrada! Primeira parte vencida! 13h35. Fizemos uma pequena pausa para descansar e beber água.
Nesse ponto a ferrovia continua à esquerda da estrada e o trajeto é um pouco mais longo que o anterior. Mas desistir nem pensar! Aqui estão mais 2 túneis e queremos muito vê-los!
Andamos perto de um quilometro e lá estava ele: túnel número 3!


A chuva ora se tornava mais grossa ora mais fina ou diminuía de vez. Mas mesmo assim, a caminhada foi ficando mais árdua e tivemos que parar algumas vezes “para apreciar a paisagem” (leia-se recuperar o fôlego). O aclive pela ferrovia é pequeno mas mesmo assim, estávamos subindo a serra do mar! Ufa!
O túnel número 4 é bem pequeno mas impressiona pela parede de pedra na saída.


É legal pensar que essa ferrovia foi construída a mais de cem anos e ainda está operante. Fiquei vendo aqueles sulcos nas rochas e imaginando o esforço de centenas de homens pra vencer os obstáculos e que o resultado desse trabalho pode ser admirado ainda hoje. Seria legal se só as obras boas dos homens se perpetuassem né?
E o melhor ainda nos esperava! O viaduto em curva sobre um vale bem profundo! Gente que medo! Respirei fundo e procurei me concentrar somente nos dormentes onde eu ia colocar o pé, mas era difícil. Por entre eles eu podia ver a altura que estávamos e não era uma sensação nada boa! Num determinado ponto eu parei, quase no meio do viaduto e comecei a pensar no que eu estava fazendo e... pânico! Me obriguei a levantar a cabeça e ir adiante, senão estaria talvez até hoje lá ou lá embaixo! Eita... A Lu foi na frente e ela também sentiu uma emoção – diferente – vamos dizer assim.


Ufa, depois de passarmos por ela, tiramos mais fotos na névoa e pernas pra que te quero, continuamos no caminho até o ponto em que a ferrovia fica paralela a estrada. 14h55. Dali descemos e voltamos a pé até o carro. Quarenta minutos de caminhada, foi o que levamos.
É muito legal passar por lugares desconhecidos a primeira vez, dá uma sensação bem gostosa. Queremos voltar outro dia, com sol, mas a sensação desse dia nunca mais vai se repetir. Caminhar pela ferrovia no Rabo do Macaco foi uma experiência incrível, e valeu cada minuto.


Escrito por: Mônica Germer