segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Museu fará resgate histórico de ferrovias no Paraná

31/10 - O projeto da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo para a construção do Museu Ferroviário na cidade de Ponta Grossa está prestes a sair do papel. O espaço destinado ao Museu será a Estação Saudade, onde, atualmente, funciona a Biblioteca Municipal Bruno Enei. Para novembro deste ano está prevista a abertura do edital do concurso para selecionar profissionais para trabalhar efetivamente no projeto do novo museu, como arquitetos, museólogos, historiadores, etc. Aquele que apresentar a melhor idéia para a realização do projeto, que será avaliado por uma banca, receberá um prêmio de R$ 20 mil. Os interessados têm até o mês de fevereiro para apresentar seus projetos.

sábado, 29 de outubro de 2011

CPTM distribuiu 15 mil livros em estações

29/10 - A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos distribuiu livros em suas estações e instalações administrativas, na quinta-feira (27), como parte do projeto “Livro Livre”. Durante a campanha, em sua sexta edição, a empresa deixou exemplares em locais estratégicos de suas dependências para que os passageiros possam ler e passar adiante, assim que concluída a leitura, formando uma corrente de leitura.

ANTF realiza 3º Encontro de Ferrovias

29/10 - A Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) realizou quinta (27/10) e sexta-feira (28/10) o III Encontro de Ferrovias. O evento contou com debates e apresentações de trabalhos técnicos, com o objetivo de apresentar o que vem sendo desenvolvido no setor e as tecnologias de mercado usadas pelas ferrovias.

domingo, 16 de outubro de 2011

La Universidad de Lanús abre la licenciatura en Tecnologías Ferroviarias

16/10 - La semana próxima, la UNLa abrirá la Carrera de Licenciado en Tecnologías Ferroviarias con orientación en Electromecánica ferroviaria e Infraestructura
El proyecto fue aprobado por el Consejo Superior de la universidad, que sostiene que la “reconstrucción de las trazas contribuirá al fortalecimiento de un país federal, integrado a la región y comprometido con ella”.
En este marco, desde la Casa de Altos Estudios sostuvieron que la reinstalación de un sistema ferroviario de carga “impactará positivamente en el sistema económico, al reducir los costos en materia de logística y favorecer la competitividad de la producción nacional”.
Esta oferta académica, asegura el proyecto, “formará recursos humanos para desempeñarse en el ámbito ferroviario con saberes teóricos y prácticos, indispensables para comprender la complejidad y profundidad de las problemáticas sociales, económicas y tecnológicas que afectan el ferrocarril”.
La UNLa eligió presentar su carrera en un día histórico como homenaje al Presidente Perón y a Raúl Scalabrini Ortiz, defensor permanente de los Ferrocarriles Argentinos.

Fuente: Urbano / por FERROCARRILES DEL SUD - ACTUALIDAD

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Patrimônio da RFFSA continua sem definição

13/10 - No que depender do andamento das ações para liquidar os bens da extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA), as toneladas de vagões, trilhos e trens da estatal espalhadas pelo país ainda vão ter que enferrujar por muito tempo até que tenham uma destinação final.

No início deste ano, estava prevista a realização de uma série de leilões para liquidar milhares de equipamentos da Rede, a maior parte deles já transformada em sucata. Nada, porém, saiu do papel, conforme apurou o Valor.

Kapsch vai modernizar sistema da Deutsche Bahn

13/10 - A Kapsch CarrierCom fechou contrato com a empresa ferroviária alemã Deutsche Bahn para fazer a modernização de sua rede de comunicação GSM-R. A Kapsch vai migrar a rede para a nova tecnologia 3GPP release 4. O sistema é responsável por suprir as necessidades de comutação e acesso a outras redes. O valor do contrato, assinado em julho, é de aproximadamente 15 milhões de euros.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Serra Verde Express preparou uma super promoção para as crianças apaixonadas por trens!


12/10 - Durante todo o mês de outubro, crianças de até 12 anos que passearem no Trem da Serra do Mar Paranaense ou no Trem do Pantanal, além de curtirem as belas paisagens do passeio, ganharão um ingresso para assistirem ao filme Os Três Mosqueteiros, nos cinemas.

Todos estão convidados a levarem seus filhos, netos e conhecidos para um inesquecível passeio sobre trilhos!

Fonte: Amantes da Ferrovia

Trem da RFFSA era vendido como sucata

12/10/ - A CGU (Controladoria-Geral da União) vai investigar a venda de patrimônio da extinta RFFSA (Rede Ferroviária Federal) feita nos últimos anos no Brasil. Relatório da Polícia Federal mostra que um esquema montado em São Paulo desviou, como mera sucata, bens servíveis ou recuperáveis de alto valor.

Ferrovia ligará Bahia e Espírito Santo

12/10/ - A construção de um porto no Norte do Estado, feito pelo presidente do Corredor Atlântico do Mercosul (CAM), Paulo Augusto Vivácqua, um dos idealizadores do empreendimento, viabilizará a construção da Ferrovia Litorânea Norte (FLN), ligando Taquari, no Sul da Bahia, ao Porto de Barra do Riacho, interligando-se ali com a estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). A ferrovia terá 320 quilômetros de extensão, com um ramal de 16 quilômetros de acesso á Suzano Papel e passando por dentro da Reserva Biológica de Sooretama, em Linhares, margeando a Rodovia BR 101. O projeto é o de número 79 da Agenda ES 2025.

Minas vai ter escola de ferroviários

12/10 - O governo federal e representações de classe do setor privado firmaram compromisso, na quarta-feira (4/10), em Brasília, para a implantação do Núcleo de Excelência em Transportes Ferroviários, a ser instalado em Divinópolis, Minas Gerais. O protocolo de intenções, assinado pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, objetiva a modernização do setor, no País, com investimentos na especialização de mão-de-obra.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Memorável Trem de Ferro

Os sonhos de um avô se cruzam nos trilhos da ferrovia São Paulo - Rio Grande. Uma emocionante viagem percorrendo Cem Anos de história à bordo da Locomotiva do Contestado. Um Documentário de Ernoy Mattiello, Co-produção de Vilmar Sartori e Cleide Fátima. Um filme com: Isabel Monique, Mikael Henrique e João Paulo Dantas. Depoimentos de Milton Amador, Delmir Valentin e Adelar Heinsfeld, além de participações especiais. Uma história de lutas e confrontos populares onde o amor a nova terra trouxe progresso anunciado pela chegada dos imigrantes.

domingo, 2 de outubro de 2011

A Estrada de ferro, da Locomotion número 1 ao ICE

02/10 - Em fevereiro de 1804, o primeiro trem a vapor da história cumpriu sua primeira jornada. Até então, os animais eram os meios mais importantes de viagem e transporte. A partir desta data, cargas grandes passaram a ser carregadas mais rapidamente entre longas distâncias.

Ferrovias de Santa Catarina continuam na pauta do Ministério

02/10 - Os projetos ferroviários em curso no estado de Santa Catarina, entre eles a Ferrovia Norte/Sul, Ferrovia Litorânea e a Ferrovia da Integração, que liga o Extremo-Oeste ao Porto de Itajaí, continuam na pauta de prioridades do Ministério dos Transportes, garantiu o ministro Paulo Sérgio Passos, no Seminário das Ferrovias, em Salvador/BA.

No encontro, o presidente da Frente Parlamentar Mista das Ferrovias, deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), conversou com o ministro sobre a importância estratégica das ferrovias para o estado. “O futuro de Santa Catarina passa pelas ferrovias”, destacou o parlamentar. Para ele, o posicionamento do ministro, ao reafirmar que os projetos da ferrovia de Santa Catarina continuam na pauta de obras prioritárias do ministério, é uma grata notícia para o estado.

Serra Verde Express dá passagens no Trem da Serra do Mar Paranaense



02/10 - Serra Verde Express, administradora do Trem da Serra do Mar Paranaense, está fazendo uma promoção exclusiva para todos os seus seguidores do Facebook.

Para participar, basta acessar a página da Serra Verde Express no Facebook, curtir o post da promoção, compartilhar uma foto de um passeio de trem que você já tenha realizado em sua própria página, adicionando uma tag da Serra Verde Express e dizendo porque essa viagem foi tão especial para você.

Rota sul-africana com trem a vapor pode ser extinta

Locomotiva que era usada para a Rota dos Jardins, na África do Sul
02/10 - Era uma bela viagem pela África do Sul: um antigo trem a vapor seguindo pelo Garden Route (Rota dos Jardins), através de florestas exuberantes, sobre lagos e ao longo de praias cristalinas.

Mas o trem Outeniqua Choo Tjoe, último que fazia essa rota, não a executa mais desde agosto de 2006, quando inundações danificaram severamente o percurso de trilhos.

Ferrovias brasileiras são tema de livro

02/10 - O transporte ferroviário de cargas e as companhias ferroviárias brasileiras são tema do livro “Transporte Ferroviário: história e técnicas”, de Silvio dos Santos, publicado pela editora Cengage Learning.

O livro analisa o contexto histórico das ferrovias brasileiras, desde o surgimento das primeiras estradas de ferro até os dias atuais. A obra dá um panorama geral sobre a evolução do setor, não só no Brasil, mas também na América do Norte e na Europa, abordando as mudanças pelas quais o transporte ferroviário de cargas passou ao longo dos anos. A abordagem vai dos vagões de carga aos trens de alta velocidade. Ao fim, o autor foca nas soluções operacionais que estão surgindo e as melhorias que elas trazem ao setor.