terça-feira, 23 de outubro de 2012

Precipícios e belas paisagens no trem equatoriano Nariz do Diabo

domingo, 21 de outubro de 2012

Confirmada licitação para a Ferrovia Norte/Sul


21/10 - O Ministério dos Transportes divulgou na segunda-feira (18), o edital de nº 003/2012 para a execução dos estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Ferrovia Norte/Sul, em três lotes. Um deles corresponde ao trecho de Panorama/SP a Chapecó/SC.

O segundo lote trata do trecho de Chapecó a Porto Rio Grande/RS. E o terceiro é sobre a ligação ferroviária do trecho Maracajú/MS a Cascavel/PR. O anúncio foi feito pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, durante o Seminário Ferrovias e Desenvolvimento Regional, promovido pela Frente Parlamentar das Ferrovias, na segunda-feira (18), em Chapecó.

Dia Nacional do Maquinista Ferroviário completa 1 ano


21/10 - A criação do Dia Nacional do Maquinista Ferroviário completou um ano no sábado, 20 de outubro. A data foi instituída através da Lei Nº 12.621, assinada pela presidente Dilma Rousseff; pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos; e pelo ministro do Trabalho, Carlos Daudt Brizola.

Arquivo Público de São Paulo receberá acervo da RFFSA


21/10 - O Ministério Público Federal e o Arquivo Público de São Paulo assinaram na terça-feira (16/10) um Termo de Compromisso para a Salvaguarda do Acervo Iconográfico, Sonoro e Audiovisual da antiga Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA). O acordo garante ao Arquivo Público a guarda temporária do acervo por 100 anos.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Pontes Ferroviárias e Grota Funda vistas da antiga Funicular - 1ª Parte



Dois irmãos em 100% adrenalina!!!
Pontes Ferroviárias e Grota Funda Vistas da Antiga Funicular.

Fonte: Amantes da Ferrovia

Pontes Ferroviárias e Grota Funda vistas da antiga Funicular - 2ª Parte



Dois irmãos em 100% adrenalina!!!
Chegando no túnel dos Arcos e saindo em direção a ponte e o precipício da Grota Funda, travessia arriscada e muito longa com uma visão incrível da serra e dos pontos mais altos do local, saindo da ponte descemos para o 4º patamar onde visualizamos a antiga máquina fixa que puxava o locobreque até Paranapiacaba e embaixo do viaduto da Grota Funda uma visão incrivel da estrutura de metal que suporta tonelas de ferro e madeira da antiga ponte férrea da SPR.

Fonte: Amantes da Ferrovia

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Histórias do Museu Ferroviário de Cachoeiro de Itapemirim

16/10 - O centro de Cachoeiro de Itapemirim guarda uma história do início do progresso da cidade. O Museu Ferroviário, na antiga estação, e a história das linhas de trem se mistura com a história do aposentado José Paradella. Há dois anos, ele cuida de todos os objetos e lembranças do lugar.

Clique no link abaixo e assista a reportagem:
http://globotv.globo.com/tv-gazeta-es/estv-2a-edicao/v/museu-ferroviario-de-cachoeiro-no-es-guarda-historias-de-progresso-da-cidade/2191085/

Fonte: ESTV / por Revista Ferroviária

Brasil pode ganhar 21 linhas de trens de passageiros

Arte: Agência Estado
16/10 - Depois de quatro décadas de abandono, os trens regionais voltaram à pauta dos governos estaduais e federal. Atualmente, está em estudo pelo poder público a construção de 21 ramais ferroviários para passageiros. Caso todos os projetos planejados no Brasil saiam do papel no prazo previsto, o País pode ganhar 3.334 km de trilhos para transporte em 14 Estados até 2020.

Metrô SP abre inscrições para aprendizes

16/10 - O Metrô de São Paulo está com inscrições abertas para o concurso público para 17 vagas de “Aprendiz” para o curso de Assistente Administrativo. O curso é em parceria com o Senai. O aprendiz receberá formação no Senai e a prática profissional será realizada no Metrô.

Reativação de ramal vai ligar Montevidéu a São Paulo

16/10 - O comércio bilateral do Brasil com o Uruguai deverá receber um importante estímulo até o fim deste ano. A reativação da ligação ferroviária entre os dois países permitirá que produtos sejam transportados por longas distâncias, desde a capital Montevidéu até o estado de São Paulo, com menor valor de frete. O assunto esteve na pauta da reunião no último dia 5, no Rio de Janeiro, entre os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, e do Uruguai, Luis Almagro. 

domingo, 7 de outubro de 2012

Maria Fumaça chegando em Rio Natal/SC



07/10 - Essa locomotiva faz um passeio mensal entre as cidades de Rio Negrinho e Rio Natal/SC.
O tempo de passeio é de aproximadamente 3 horas.
entre Rio Negrinho e Rio Natal, tem um trecho ferroviário belíssimo, construído entre 1910 e 1913, com quatro túneis, pontes em grande altura e fantásticos cortes na rocha. Esta linha ferroviária exigiu perspicácia e audácia por parte dos engenheiros e construtores e que precisa ser do conhecimento da comunidade brasileira, conhecimentos estes facilitados através das composições da A.B.P.F.

Fonte: Estação Porão

Setor ferroviário terá isenção de ICMS


07/10 - Os Estados e o Distrito Federal poderão conceder isenção de ICMS nas compras de bens e mercadorias destinadas a redes de "transporte sobre trilhos" para passageiros. O benefício abrangerá as operações internas e interestaduais, incentivando o investimento em transporte público por meio de parcerias público- privadas (PPPs).

ANTT assina convênio de estudos ferroviário no RS


07/10 - A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) assinou dia 20/09 um convênio de cooperação técnica com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) para que a associação faça o levantamento, identificação, documentação e cadastro de material rodante, oficinas e rotundas de valor histórico existentes no estado do Rio Grande do Sul. O termo de cooperação tem valor de R$ 386,8 mil e foi assinado na sede da ABPF, na antiga Estrada de Ferro Mogiana, em Campinas (SP).

Locomotivas da MRS chegam ao Brasil



07/10 - As duas primeiras locomotivas Stadler compradas pela MRS chegaram ao Brasil na semana passada. As máquinas estão no terminal da Usiminas, em Cubatão (SP). Elas serão sairão do terminal nesta terça-feira (02/10) e seguirão para a Raiz da Serra, onde será feito o comissionamento.  Após a avaliação, a fabricante e a concessionária definirão se as máquinas subirão sozinhas a cremalheira ou serão rebocadas.

As máquinas deixaram a Basiléia, na Suíça, no dia 27 de julho, depois dos últimos testes, e seguiram para o Brasil, com várias escalas no percurso. As máquinas incorporam rodas MWL (torneadas na Suíça para atender às tolerâncias do fabricante), aparelhos de choque AmstedMaxion e sapatas argentinas, da Siderea. Os motores são da Traktionssysteme Áustria.

As outras cinco máquinas chegarão até o final de março de 2013.

Foto: Stadler

Fonte: Revista Ferroviária

Poloneses "adotam" locomotivas antigas para ajudar na restauração


Museu no oeste da Polônia tem 12 locomotivas, 70 trens aguardam por restauração.

Assista o vídeo:

http://terratv.terra.com.br/videos/Noticias/Mundo/4201-439674/Poloneses-adotam-locomotivas-antigas-para-ajudar-na-restauracao.htm