domingo, 24 de fevereiro de 2013

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Rio Natal/SC - Fevereiro de 2013



Passeio mensal da Maria Fumaça de Rio Negrinho em 09.02.2013. Chegada em Rio Natal, manobra rara: manobra no triângulo com os passageiros embarcados! Diversos trechos na estrada na subida da serra na viagem de volta.

Governo redesenha PIL com novos trechos

14/02 - O governo fez um redesenho geral do pacote de concessões de ferrovias, que foi anunciado há seis meses. Nos próximos dias, sai a versão preliminar (minuta) do primeiro edital de concessão, que passará por audiência pública e ainda poderá sofrer alterações: a construção de um trecho de cerca de 530 quilômetros entre o município de Açailândia (MA) e o porto de Vila do Conde (PA). Na prática, trata-se de um prolongamento da Ferrovia Norte-Sul, hoje operada pela Vale entre Açailândia e Palmas (TO).

"Cerrado Verde" poderá contar com ramal ferroviário

14/02 - O projeto de implantação de um polo de fertilizantes em São Gotardo, no Alto Paranaíba, já atrai a atenção de grandes empresas do setor, informa o prefeito Seiji Sekita. O empreendimento deverá ser viabilizado por investimentos bilionários na produção de potássio previstos na região.

O mineral é um dos insumos utilizados na fabricação do fertilizante NPK, porém, atualmente quase toda a demanda interna é atendida pelas importações. O projeto "Cerrado Verde" da Verde Fertilizantes poderá mudar esse cenário. A companhia pretende investir cerca de R$ 6 bilhões para produzir até 3 milhões de toneladas de cloreto de potássio nos próximos anos.
Conforme Sekita, na última semana, representantes de empresas interessadas no projeto do polo no Alto Paranaíba se reuniram na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte. Entre elas, segundo ele, estava a Fertilizantes Heringer, uma das maiores no país, e a Terrena, com planta em Patos de Minas.

Caxias do Sul nomeia comissão para trem regional

14/02 - O Prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, deu posse no último dia (05/02) à comissão especial responsável pelo Plano de Revitalização das Ferrovias e o Trem Regional da Serra Gaúcha. Conforme o Decreto nº 16.184, integram a Comissão, que será coordenada pelo Vice-prefeito Antonio Feldmann, os titulares de oito secretarias e da Procuradoria Geral do Município.

Caxias do Sul nomeia comissão para trem regional

14/02 - O Prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, deu posse na terça (05/02) à comissão especial responsável pelo Plano de Revitalização das Ferrovias e o Trem Regional da Serra Gaúcha. Conforme o Decreto nº 16.184, integram a Comissão, que será coordenada pelo Vice-prefeito Antonio Feldmann, os titulares de oito secretarias e da Procuradoria Geral do Município.

Esta primeira reunião serviu para organizar as informações sobre projetos em execução e os estudos existentes para a utilização do trecho de 13,8 quilômetros cedido ao Município através de convênio com o Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O Secretário Gilberto Boschetti, do Planejamento, mostrou os projetos a todos. A primeira tarefa da Comissão é formalizar pedido de renovação deste convênio, com base no que já foi implementado e dos projetos de aproveitamento do trecho entre a gare da Estação Férrea a Forqueta, que pertenceu à Rede Ferroviária Federal.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Mais duas locomotivas de cremalheira

 Crédito da foto: Albert Blum
04/02 - Chegaram ao porto de Santos na quarta-feira (30/01) mais duas locomotivas fabricadas pela Stadler para a MRS. As máquinas já foram desembarcadas e aguardam liberação da Alfândega. Elas fazem parte da encomenda de sete locomotivas que vão substituir as antigas Hitachis que operam na cremalheira da Serra do Mar.
 
As duas primeiras locomotivas chegaram ao Brasil em outubro do ano passado e estão sendo testadas na via.  As outras três locomotivas serão embarcadas rumo ao Brasil na primeira quinzena de março e devem chegar ao país no início de abril.