domingo, 30 de novembro de 2014

Ferrovia interoceânica fica mais barata se cortar a Bolívia, diz Morales

30/11/2014 - EFE / Revista Ferroviária


O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou neste sábado que a construção na América do Sul de uma ferrovia interoceânica será mais barata se atravessar seu país, ao invés de unir diretamente os territórios de Brasil e Peru. "Se a ferrovia bioceânica passar pela Bolívia será mais curta e mais barata", garantiu Morales em entrevista coletiva na cidade de Cochabamba.
O governante fez o comentário a propósito de uma declaração recente do presidente do Peru, Ollanta Humala, que excluiu a possibilidade que a ferrovia passe por território boliviano. Humala disse que seu país, o Brasil e a China estudarão essa obra para integrar suas economias.

Por sua vez, Morales comentou no sábado (22) que há dois projetos em debate para a construção dessa ferrovia na América do Sul com apoio financeiro da China, para unir os oceanos Atlântico e Pacífico, e insistiu que a opção pela Bolívia é a mais econômica.

O presidente boliviano acrescentou que China e Brasil estão surpreendidos pelo projeto que inclui a opção da Bolívia. Morales disse também que talvez os técnicos peruanos não tenham apresentado bons relatórios às autoridades de seu país, motivo pelo qual dará essa informação pessoalmente ao governo vizinho.

Nesse sentido, lembrou que está pendente uma reunião bilateral com seu colega peruano para tratar projetos de desenvolvimento. Em uma ocasião anterior, Morales disse que o projeto ferroviário pode custar entre US$ 10 bilhões e US$ 13 bilhões.

Trem entre Lavras e Três Corações, MG, pode ser reativado

30/11/2014 - G1 Sul de Minas / Revista Ferroviária


Após 14 anos, o transporte de trem para passageiros entre Lavras (MG) e Três Corações (MG) pode ser reativado. Alvo de reclamações de moradores por causa do abandono, o Patrimônio Ferroviário de Lavras agora será de responsabilidade da Associação do Circuito Ferroviário Vale Verde, que quer recuperar toda a estrutura. O órgão já conseguiu a sessão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para iniciar os trabalhos no local.

“Convidamos empresas para elas conhecerem as oficinas e o espaço para se instalarem aqui. Nós já temos propostas de algumas empresas”, afirma o presidente da associação, César Mori Júnior.

O lugar era conhecido como "Antiga Oficina do Parque Ferroviário de Lavras". Depois do ano de 2000, a Ferrovia Centro Atlântica, que ocupava o local, mudou para uma estação que fica a poucos quilômetros de lá. Com o passar dos anos, máquinas que foram usadas por mais de um século na construção e manutenção dos trens ficaram esquecidas. O local virou alvo de pichações e água parada.

“Pretendemos montar uma escola profissional ferroviária. Já é uma proposta antiga em parceria com a UFMG e da Cepefer do Rio de Janeiro”, projeta o presidente da associação.
O Dnit cedeu 15 prédios da cidade  para a associação.

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quarta-feira, 12 de novembro de 2014

China e Peru fecham grupo para ferrovia Peru-Brasil

12/11 - EFE / Exame


Pequim - Os presidentes da China, Xi Jinping, e do Peru, Ollanta Humala, assinaram nesta quarta-feira um memorando de entendimento para a criação de um grupo de trabalho trilateral que permitirá o avanço do projeto de conexão ferroviária bioceânica entre Peru e Brasil com participação chinesa.

Este foi um dos sete acordos que Xi e Humala assinaram na reunião realizada no Grande Palácio do Povo de Pequim, parte da visita oficial do líder peruano realiza à China após sua participação na cúpula do fórum de Cooperação Econômica Ásia Pacífico (Apec).

Fontes da delegação peruana indicaram que junto ao pacto sobre o corredor ferroviário, os líderes selaram também um acordo sobre cooperação econômica que prevê a doação de US$ 11,5 milhões da China ao Peru, e outros no setor de mineração e de petróleo.

Com a assinatura do memorando do grupo de trabalho sobre a ferrovia bioceânica, mais um passo foi dado na iniciativa de construção de um corredor que atravesse a América do Sul entre Peru e Brasil e conecte os oceanos Atlântico e Pacífico.

Ordem de serviço da Ferrovia do Frango foi assinada em Chapecó

12/11 - G1 SC


A ordem de serviço para realização dos estudos de viabilidade técnica para a construção do Corredor Ferroviário de Santa Catarina, a Ferrovia do Frango, foi assinada dia 15 de outubro, em Chapecó, no Oeste catarinense. A linha férrea deve interligar o Oeste ao Litoral catarinense para diminuir os custos de escoamento da produção de alimentos das indústrias agropecuárias.

"A iniciativa vai tornar o estado mais eficiente na logística, vai reduzir o custo de produção e aumentar a produtividade", afirmou o governador Raimundo Colombo durante o evento.  O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, estiveram presentes na assinatura.